UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇAO - CEDUC
DISCIPLINA: TIC'sPROFª: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE
ACADÊMICOS: CARLOS AUGUSTO GUIMARÃES MORAES / RENATO JOSÉ COSTA
RELATÓRIO DO DIPEAD - Diretoria de Políticas de Educação a Distância
INTRODUÇÃO
Através deste projeto buscamos informações junto ao DIPEAD - Diretoria
de Políticas de Educação a Distância, no IFRR – Instituto Federal de Roraima,
sobre como é executado os cursos a distância (EAD) e buscando solucionar
dúvidas quanto aos processos dos cursos e benefícios que os mesmos oferecem à
comunidade. Por meio de entrevistas à equipe organizadora do DIPEAD.
HISTÓRICO DO INSTITUTO DE
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
vivenciou durante toda sua existência várias mudanças, assim como outras
Instituições de Ensino do nosso País. Atualmente, o IFRR possui estrutura
multi-campi, composto por quatro campus: Amajari, Boa Vista,
Zona Oeste (em fase de implantação) e Novo Paraíso, além da Reitoria.
Em 2013, o IFRR conta com um quadro de 481 servidores efetivos, dentre
técnico-administrativos e docentes (IFRR, 2013).
·
campus Amajari:
Curso Técnico Subsequente:
Agricultura
Curso Técnico Subsequente
concomitante em regime de alternância: Agricultura
·
campus Boa Vista:
Cursos Técnicos Subsequentes:
Edificações, Eletrotécnica, Turismo, Secretariado Gestão, Enfermagem,
Eletrônica, Informática, Análises Clínicas e Secretaria Escolar.
Cursos Superiores: Tecnologia em
Gestão Hospitalar, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura Plena em Educação Física,
Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática, Licenciatura
em Língua Espanhola e Literaturas.
Cursos Técnicos Integrados ao
Ensino Médio na modalidade EJA: Edificações, Secretariado, Enfermagem,
Informática e Análises Clínicas.
Cursos Técnicos Integrados ao
Ensino Médio :Eletrônica, Secretariado Gestão, Informática e Eletrotécnica
Cursos de Pós-graduação: Lato-sensu
em Docência, Lato-sensu Proeja, Lato-Sensu Gestão Pública e Lato-sensu em
Psciopedagogia
·
campus Novo Paraíso:
Subsequente: Agricultura
Subsequente em regime de
Alternância: Agricultura
·
EAD
Curso superior: Licenciatura em
Letras Espanhol e Literatura Hispânica
Curso de Pós-graduação: Psicopedagogia
Curso Técnico: Informática
Cursos de Extensão:
Plano Anual de Capacitação
BR Office
Módulo Introdutário do Ava
Customização do Ambiente Virtual
de Aprendizagem
PARFOR (Plano Nacional de Formação
de Professores da Educação Básica)
Cursos superiores: Primeira e
Segunda Licenciatura em Educação Física e Primeira e Segunda Licenciatura em
Letras - Espanhol e Literatura Hispânica
A nossa história se divide em cinco etapas. São elas:
·
Escola
Técnica de Roraima integrante da rede de ensino do Território Federal
·
Escola
Técnica de Roraima integrante do sistema de ensino do Estado de Roraima
·
Escola
Técnica Federal de Roraima
·
Centro
Federal de Educação Tecnológica de Roraima
·
Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Diretores desde a criação do IFRR
WAGNER JOSÉ RODRIGUES
Diretor Geral Pro Tempore da
Escola Técnica Federal de Roraima
Agosto de 1993
WAGNER JOSÉ RODRIGUES
Diretor Geral da Escola Técnica
Federal de Roraima
Novembro de 1995 de Julho de 1996
EMANUEL ALVES DE MOURA
Diretor Geral da Escola Técnica
Federal de Roraima
Julho de 1996 a Agosto de 2000
EMANUEL ALVES DE MOURA
Diretor Geral do Centro Federal de
Educação Tecnológica de Roraima
Agosto de 2000 a Agosto de 2004
EDVALDO PEREIRA DA SILVA
Diretor Geral do Centro Federal de
Educação Tecnológica de Roraima
Agosto de 2004 a Agosto de 2008
EDVALDO PEREIRA DA SILVA
Diretor Geral do Centro Federal de
Educação Tecnológica de Roraima
Agosto de 2008 a Janeiro de 2009
EDVALDO PEREIRA DA SILVA
Reitor Pro Tempore do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Janeiro de 2009/ Agosto de 2012
ADEMAR DE ARAÚJO FILHO
Reitor do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Setembro de 2012/atual
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO IFRR
Visando atender ao
chamamento feito pelo Ministério da Educação para mobilização em torno
da formação de professores para atuar na Educação Básica o Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR aderiu ao Sistema
Universidade Aberta do Brasil - UAB, lançado em 2006, com o
objetivo de ampliar a oferta do ensino superior.
Inicialmente, o
sistema UAB lançou editais nos quais as instituições superiores de ensino se
credenciavam para a oferta de cursos de graduação e especialização, os
municípios e/ou estados se cadastravam para oferecer a Infraestrutura - polos
de apoio presencial, adequada para ministração dos cursos de graduação e
especialização, e a Secretaria de Educação a Distância – SEED, atualmente
extinta, no Ministério da Educação, formalizava o atendimento às demandas
identificadas com a oferta dos cursos oferecidos.
Em Roraima, através da Fundação
Universidade virtual de Roraima - UNIVIRR, existem 15 polos de apoio
presencial, credenciados pelo sistema UAB, sendo localizados um em cada um dos
municípios roraimenses, para oferta de cursos de formação inicial e continuada.
Com a divulgação dos
resultados de que o Brasil ocupava no ranking mundial de pesquisa o 15/º
lugar, e em relação ao ensino ficava abaixo do 80° lugar, houve um apelo
para que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES
aderisse ao Plano Nacional de Formação de professores para a educação
básica, através do Plano de Ações Articuladas/PAR. Com isto, o Sistema
Universidade Aberta do Brasil migrou para Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior/Capes e se encontra dentro da Diretoria de Educação a
Distância -DED/ CAPES.
A adesão do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Roraima
IFRR ao Sistema
Universidade Aberta do Brasil (2009), coaduna-se com a expansão da
Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (2008)no qual tem o
desafio de atender ao Termo de acordo de metas que foi celebrado pela Setec/MEC
(Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) e a Instituição ora
mencionada, é um documento que estabelece as metas acadêmicas e
institucionais a serem cumpridas pelos Institutos Federais de todo o Brasil até
o ano de 2022, dentre os compromissos destaca-se a oferta de cursos na
modalidade de educação a distância devendo estas serem implantadas como
atividade regular nos Institutos Federais, bem como estabelecem formas de
medição de índices de eficácia e eficiência, parâmetros para ofertas de vagas e
cursos, além de projetos, pesquisas e inovação para o Instituto Federal.
Com a adesão a este
termo de acordo de metas e a UAB via Plano Nacional de Formação de
Professores para Educação Básica - PAR, o IFRR sentiu a necessidade de iniciar
o processo de implantação da modalidade de educação à distância com o processo
de institucionalização formal, primeiro como uma coordenação de Educação a
Distância do IFRR- CEAD (2010) e logo em seguida ainda no mesmo ano, como uma
Diretoria, de Educação a Distância do IFRR- DIPEAD.
Como marco decisivo
na interiorização da educação superior no estado de Roraima, o IFRR, em função
ao atendimento das demandas de formação identificadas no PARFOR, iniciou suas
atividades, para oferta em 2011, inicialmente do curso de letras espanhol e
literatura hispânica, na modalidade à distância destinado ao atendimento dos
professores que estão atuando em sala de aula sem a devida formação. Estes,
acessam a plataforma freire e se candidatam aos cursos, a distância propostos
pelo IFRR.
Na atualidade a
DIPEAD tem articulado novos cursos a nível de especialização, extensão,
graduação e técnico, a distância, com o intuito de solidificar o cumprimento de
sua missão e função social.
Organograma da DIPEAD:
Equipe
• Núcleo de Desenvolvimento e Suporte:
Responsável por projetar, implementar e dar manutenção ao ambiente
virtual de aprendizagem da DIPEAD, rede de dados, videoconferências, bem
como pesquisar novas tecnologias e mídia que venham a agregar novas
ferramentas a esta modalidade de ensino.
• Dividido em: AVA, Estúdio e videoconferência
• RESPONSÁVEL: Robermilton Satanna
____________________________________________________________________________
• Núcleo de Tecnologia Educacional: Responsável pela organização didático-pedagógica para EaD, tendo como objetivos:
• Pesquisa e orientação visando à elaboração de material didático;
• Pesquisa de metodologias de Educação a Distância;
• Domínio da legislação educacional referente à Educação a Distância;
• Acompanhamento e avaliação institucional do curso e de suas etapas de execução
• Avaliação de aprendizagem (elaboração, aplicação e correção de provas presenciais e tarefas a distância);
• Interação com parceiros e responsáveis pelos laboratórios de informática e demais laboratórios pedagógicos.
• Dividido em: organização didática, legislação e elaboração de material.
• RESPONSÁVEL: Francisco Panero
____________________________________________________________________________
• Responsável pela captação, seleção e formação contínua e continuada do corpo de tutores,
• Captação de tutores;
• Organização e coordenação da tutoria;
• Capacitação interna do corpo docente e tutores vinculados ao DIPEAD/IFRR;
• Equipe de tutorial presencial e a distância de todos os cursos
• Dividido em: seleção e recrutamento, capacitação de tutores, monitoramento de tutores
• RESPONSÁVEL: Rosimere Barroso
____________________________________________________________________________
• Núcleo de administração logística: Responsável pela distribuição de material e organização de espaços para encontros presenciais, viagens, bem como:
• Monitoramento do financeiro;
• Acompanhamento do material e equipamento adquirido;
• Gestão de convênio e demais cursos.
Dividido em: financeiro, administrativo e logística
RESPONSÁVEL: Mário Roberto
____________________________________________________________________________
Diretoria de EAD
• Responsável pelo planejamento estratégico;
• implantação e implementação das políticas de ensino na modalidade ead;
• monitoramento do processo das ações em ead
• avaliação das ações
• retroalimentação do sistema
• captação de financiamentos via editais
• Articulação com Estados e municípios para formação de professores e qualificação
• Responsável: Nadson Castro
Considerações
finais
Este trabalho é muito importante para nós
acadêmicos da UFRR para conhecermos melhor a estrutura em relação aos cursos a
distância de uma instituição de grande importância para o estado. Atualmente o
DIPEAD oferece diversos cursos através da UAB a vários municípios de Roraima.
Facilitando assim a vida de muitas pessoas que tem dificuldades de estar em um
curso presencial e segundo o diretor da DIPEAD essa iniciativa dá a
oportunidade de qualificação e capacitação para todas as pessoas interessadas
em adquirir conhecimento através da EAD. Assim as aulas são ministradas através
da internet em chats, videoconferências além de alguns encontros presencias
para não deixar nenhuma dúvida aos alunos. Quanto à qualidade a diretoria vem
trabalhando para que haja formação com qualidade, embora as dificuldades de
acesso à internet seja ainda um problema em nosso estado. Os cursos a distância
sempre foram vistos com preconceito, e o DIPEAD tem o trabalho de mudar essa
visão, trabalhando na qualidade dos cursos oferecidos e no número de cada vez
mais crescente de alunos matriculados nos cursos a distância.
Referências:
IFRR. Instituto
Federal de Roraima. Disponível em: <http://ifrr.edu.br/index.php/component/content/article/39-historico/48-historico>. Acesso em: 15
dez. 2013.
DIPEAD. Diretoria
de Políticas Publicas de Educação a Distância. Disponível em: <http://ead.ifrr.edu.br/dipead/>. Acesso em: 15
dez. 2013.
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